Emergência do Hospital São Lucas, em Itabuna, está com superlotação

Situação crítica leva direção a informar à população sobre o caos
Arquivo

 

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, através da diretoria técnica do Hospital São Lucas, informa que a Emergência SUS da instituição, situada no Serviço de Pronto Socorro do Hospital São Lucas, encontra-se em estado de superlotação nesta quarta-feira (20). O atendimento de Urgência e Emergência se mantém com a celeridade necessária, no entanto, casos clínicos registrados pelo Serviço de Classificação de Risco como ambulatoriais estão contabilizando tempo de atendimento superior a 7 horas de espera.
Dois motivos se acumulam para a atual condição de superlotação do Pronto Socorro do Hospital São Lucas: a greve deflagrada por funcionários do Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães aumentou consideravelmente o fluxo do atendimento; paralelo ao atendimento realizado apenas por um médico plantonista, devido à recorrente falta de profissionais disponíveis para fechar a escala de plantões.
Aproveitamos para informar que a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna vem reiteradamente anunciando chamadas públicas para seleção de médico plantonista para emergência adulto, tentando cobrir déficit existente no Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho e no Pronto Socorro do Hospital São Lucas.
Em tempo, solicitamos à comunidade que se dirija à Emergência do Hospital São Lucas apenas para atendimentos de Urgência e Emergência, devendo buscar atendimento ambulatorial na Rede de Atenção Básica Municipal.